quinta-feira, 15 de março de 2007

João Seabra, a homenagem


Estava eu muito descansadinho da vida numa qualquer esplanda contemplando a bela paisagem bracarense, quando do nada surge uma personagem há qual devo muitos momentos de boa disposição. Falo do excelentíssimo senhor João Seabra, meu compatriota bracarense. Logo por aí surge-me na mente a bela da frase: "Ah! Ganda maluco". É sempre uma boa frase para descrever a admiração que nutrimos por alguém. Observo os seus movimentos, senta-se e pede um cafézinho e uma água com gás. Não perguntem porquê mas pensei que ele ia pedir uma cerveja, combinava melhor com a figura. Chega o pedido e reparo que o senhor João Seabra só utiliza meio pacote de açucar... Meio pacote de açucar?! Um homem que imaginava comer um daqueles pratos cheios de batatas fritas com ketchup e um bife cheio de sangue e mostarda... Bem, o homem cuida da imagem, sim senhor. De repente vejo uma caneta e uma folha de papel, penso logo que ali estava a nascer mais uma das suas hilariantes histórias, mais umas palavras para a posteridade... Mas este encara o papel com um ar sério, pensativo, digno de um poeta. Dar à luz palavras com o toque açucarado do humor não deve ser nada fácil... É aqui que me lembro que afinal o homem trabalha, nada é por acaso e isso aumenta consideravelmente o mérito da sua obra.

Ao grande João Seabra em particular e a todos os humoristas no mundo em geral, aqui fica o meu reconhecimento do seu trabalho, muitas vezes posto injustamente em segundo plano pelo panorama cultural mundial, eles sim deveriam receber prémios nobel...

Obrigado pelos sorrisos e gargalhadas que me proporcionam...

Sem comentários: