sábado, 12 de maio de 2007

Filme da semana: Fight Club


Edward Norton representa o papel do narrador, cujo nome nunca é revelado no desenvolver da história.
É um executivo que trabalha como investigador numa companhia de seguros e vive muito confortávelmente, embora a sua existência seja vazia. Atormentado por insónias descobre finalmente uma cura, participar em sessões de terapia de grupo: sente-se vivo e completo ao lado de pessoas cuja vida é indescritívelmente pior que a sua.
A sua paz de espírito só é interrompida pela chegada de Marla Singer (Helena Carter), uma sociopata com tendências suicidas cujos motivos para frequentar as sessões de terapia de grupo são parecidas com as dele próprio.
Casualmente, o narrador conhece Tyler Durden (Brad Pitt) numa viagem de avião, um homem fora do normal que ganha a vida a fazer sabão.
Chegado a casa recebe a notícia que o seu apartamento explodiu. Sem saber o que fazer telefona a Tyler e encontram-se num bar onde, depois de este lhe propôr que passasse uns dias em sua casa, o convence a lutar com ele.
Tyler apresenta-lhe então um novo estilo de vida: desligar-se da opressão social libertando a sua agressividade latente em lutas corpo-a-corpo.
Assim nasce o clube que dá nome ao filme, que ganha cada vez mais adeptos ansiosos por aliviar as suas tensões lutando clandestinamente.
Com o tempo o clube de combate evolui para algo mais: o Projecto Caos (Project Mayhem), uma organização anarco-primitivista orquestrada por Tyler que visa a propagação de seus ideais antimaterialistas e a destruição da própria estrutura económica da sociedade de consumo.
Ao longo do tempo, organiza acções como explosões de bancos, destruição de cafés (Starbucks) e a maior acção planeada, destruir sete prédios financeiros no país.
Mais tarde, o narrador (representado por Edward Norton) descobre que Tyler é um alter-ego seu, o ego destruidor.

Sem comentários: