sexta-feira, 18 de maio de 2007

"Igreja da mais pura amizade"

Hoje proponho-me abordar um tema por muitos considerado polémico.
Hoje vou falar de religião.
Portanto se tem uma mente susceptível, ou como eu costumo chamar, se tem uma mente fechada o melhor será não ler as linhas que se seguem.
Não pensem que sou anti-Cristo, satánico ou algo do género, não tenho nada contra a religião, apenas existem alguns promenores que me fazem um pouco confusão.
Um deles e quiçá o mais importante prende-se no facto de religião ser sinónimo de comercio.
Qualquer que seja o credo, seja ele o catolicismo, o budismo, o protestantismo, a igreja ortodoxa, a IURD, ou aquela que apareceu recentemente, como é mesmo o nome... Aquela que até tem publicidade nos carros... Herbalife, isso mesmo... Seja ela qual for possui um conjunto de pessoas que se aproveitam da fé dos pobres desesperados para encher os bolsos. Este conjunto de pessoas tem um nome, são os "Chulos".
Imaginem que nos dias de hoje já nem é preciso ir à igreja para ver Deus, este é-lhe trazido à porta de casa em suaves prestações, com um contrato assinado e autênticado pelo próprio messias. Ele é cada tipo de esquema... Como as pessoas estão no limiar do desespero e pensam que mais nada lhes irá valer agarram-se a tudo. É por isso que não condeno completamente as pessoas que caem nestes contos do vigário, o desespero pode levar a cometer todo o tipo de loucuras, aponto sim o dedo a esses usurpadores que procuram enriquecer à custa da desgraça alheia.
E o chamado merchandising?
Ele há toda uma gama de produtos religiosos, para todos os gostos e feitios, senão vejamos: Nossa Senhoras pintadas à mão, outras em branco para pintar você mesmo, outras que brilham no escuro, que mudam de cor consoante o estado do tempo. Agora pergunto o que é que isto tem a ver com os ensinamentos de Deus? Não seria melhor dar o dinheiro a uma instituição legítima que realmente fizesse alguma coisa em prol da humanidade do que ter a dita imagem a brilhar na sala de estar? Eu pelo menos sinto-me melhor se o fizer...
E as velas? Ele é velas em forma de pés para quem sofre dos pés, em forma de mãos para quem sofre das mãos, em forma de cabeça para quem bate mal da tola, não era melhor empregar o dinheiro num médico especialista? Já agora só uma dúvida, e aqueles que sofrem de disfunção eréctil? Não há velas para esses? Só se forem feitas nas Caldas...
Todo o verdadeiro sentido de religião está na minha modesta opinião a ser explorado por um bando de abutres que se fazem passar por mensageiros de Deus.
Respeito todas as religiões e credos, mas estas são situações que a mim especialmente me revoltam.
Daí eu tenha criado a minha própria religião. Chamei-lhe "Igreja da mais pura amizade" em que todos estão livres para entrar, sem ter que pagar nenhum dízimo, bastando para isso vir com um sorriso na cara e com uma vontade de fazer algo verdadeiramente útil e significativo. Onde não existe um Deus maior, somos todos iguais e comungamos dos mesmos princípios...
Tenham fé em vós próprios, tenham fé nos amigos que a vida vais vos sorrir...
Assim sendo oremos irmãos...

1 comentário:

Serenity disse...

Não posso de maneira nenhuma deixar de concordar contigo! Tudo é negócio! Nem mais.
Eu não tenho religião e não consigo acreditar em algo que não seja real, talvez seja cerebral de mais...não sei... nunca "bati" para esse lado.
Acredito que a Natureza é muito poderosa...que o Homem é o pior que a Natureza criou...
Mas acredito que se a Humanidade quiser tudo pode melhorar...acredito que somos bem melhores do que demonstramos!
Mas também não pode de deixar de sorrir com a imagem, no Santuário de Fátima, uns quantos homens com problemas sexuais de vela das Caldas na mão..... Muitas crentes iam morrer na hora!!!!